Estamos tão acostumados com alguns processos de nosso organismo que não paramos para pensar nas diversas funções que exercem em nosso dia a dia. Um deles é a produção de saliva.
A saliva é produzida pelas glândulas salivares, sendo a maior delas a parótida, que fica perto da orelha e da garganta. Outras duas glândulas se localizam debaixo da língua e da mandíbula. A saliva é um líquido incolor, insípido e inodoro que, em condições normais de saúde, deve ter uma produção de 1 a 2 litros diários.
Conheça abaixo algumas das suas principais funções:
Umidade
Sua principal função é manter a cavidade da boca lubrificada.
Limpeza
A saliva remove o excesso de bactérias e outros micro-organismos, o que evita a formação da placa bacteriana e das cáries. Mas esse papel não substitui a escovação e o fio dental.
Digestão
Quando misturada com alimentos, a saliva os transforma em bolo alimentar. Essa mistura facilita que os alimentos sejam engolidos. Além disso, a saliva é responsável por iniciar a digestão do amido (carboidrato que compõe a batata, o arroz e o trigo) na boca.
Cuidado
A saliva é também uma camada protetora na boca, permitindo que suas estruturas movam-se sem atritos auxiliando a articulação do som para a fala e o mastigar para a alimentação.
Prevenção
A saliva possui imunoglobina em sua composição, o que a torna uma defesa contra bactérias e vírus nocivos. Contudo, alguns agentes causadores de doenças que são transmitidos pelo beijo ou espirros, conseguem driblar essa defesa.
Reconstrução
Devido a sua composição, a saturação com íons de cálcio e fosfato da saliva ajuda a remineralização dos dentes.
Sabor
A interação entre alimentos e a saliva faz com que possamos sentir de forma mais completa os sabores e texturas.
O excesso ou a falta de saliva são sinais de que algo não vai bem. Veja abaixo as principais razões para cada um dos temas.
Excesso de saliva pode ser sinal de:
Fome
Ânsia de vômito
Consumo de chicletes
Nascimento dos primeiros dentes em bebês
Ingestão de alimentos picantes ou ácidos
Falta de saliva pode ser sinal de:
Sede e desidratação
Alimentação salgada demais
Estresse, medo ou ansiedade
Apneia do sono
Remédios psiquiátricos
Quimioterapia contra o câncer
Tabagismo
Envelhecimento
Se sentir um sintoma permanente de excesso ou falta de saliva, consulte um dentista para uma avaliação.