É possível chegar na terceira idade com os dentes saudáveis, seguindo uma rotina de cuidados diários de higiene dental e de consultas regulares ao seu dentista. Mas ainda assim, alguns problemas específicos da idade, associados a outros problemas de saúde, devem ser avaliados.
Veja abaixo os principais tópicos:
Sensibilidade nos dentes: pode se agravar com a idade. A retração gengival pode aumentar com o passar dos anos e o agravamento deste quadro pode causar muita sensibilidade nos dentes. É muito importante consultar um profissional, pois a sensibilidade pode ser sinal de cáries ou dentes fraturados.
Cáries e problemas com a raiz dos dentes são mais comuns na terceira idade, por isso a prevenção é fundamental.
Boca seca é uma queixa frequente e pode ser causada por medicamentos ou distúrbios de saúde. Este problema deve ser relatado e tratado pelo seu dentista, pois pode prejudicar seus dentes.
A gengivite pode ser agravar a partir dos 40 anos e está associada, principalmente, pelos seguintes fatores: má alimentação, higiene bucal inadequada, doenças sistêmicas (como diabetes, enfermidades cardíacas e câncer). As doenças gengivais podem ser reversíveis, se diagnosticadas em seus primeiros estágios.
O uso de dentaduras torna a vida dos idosos mais prática, mas exige muitos cuidados. As prescrições e indicações do dentista devem ser seguidas para manter a boa aparência e a higiene bucal do paciente.
Como em todas as etapas da vida, os cuidados e aconselhamentos de seu dentista são fundamentais para manter a saúde bucal em dia e o sorriso bonito. Para agendar uma consulta com um de nossos profissionais, clique aqui e utilize um de nossos canais de atendimento.