Fisioterapia Facial pode ser uma ótima solução para quem tem dor forte ao mastigar ou rir, além de ruídos ou estalos na mandíbula.
Em função do estilo de vida atual, com uma rotina estressante, até 80% das pessoas podem sofrer com o bruxismo em algum momento da vida. O bruxismo é uma condição caracterizada pelo apertamento e ranger dos dentes e que pode levar a fortes dores nos músculos da mastigação, pescoço e cabeça, além de alterações no sono e na saúde bucal.
A região da boca e do maxilar é muito delicada, sendo comparada a região do joelho, pois além de também ser sinovial, o que significa que possui maior mobilidade, comporta um menisco: o disco articular que acompanha a mandíbula quando a boca faz o movimento de abertura. Sendo assim, qualquer desequilíbrio muscular e de articulações na região pode desencadear espasmos na mandíbula ou deslocamento de disco, podendo se estender pela coluna cervical, cabeça e ombros.
Atualmente, os tratamentos passaram a ser integrados e contemplam tratamentos dentários, medicamentos e fisioterapia facial, para resultados mais completos. A fisioterapia é indicada para ajudar no relaxamento e controle da rigidez, enquanto as placas para uso noturno devem auxiliar a modificar os estímulos da região, reprogramando o cérebro.
Os principais sintomas do bruxismo são dores fortes quando mastiga ou ri, dores de cabeça, dor localizada na mandíbula que pode se estender até o pescoço, face ou cabeça, limitação ou travamento de abertura da boca, estalos e ruídos. E um ponto de atenção é perceber se as dores estão presentes quando você acorda pela manhã.
Como estas dores refletem em outras regiões, como cabeça, têmporas, pescoço e coluna, é comum que os pacientes iniciem a busca pelo tratamento com médicos especialistas em suas áreas. Se você está com algum dos sintomas apresentados, faça uma avaliação com um de nossos profissionais. Ligue e agende uma consulta: (11) 5051-5947.