A ortodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de problemas de mordida, face e arcos dentários. Os tratamentos são baseados na aplicação de força externa para movimentar ou alterar a forma do maxilar ou dos dentes, utilizando, na maior parte dos casos, aparelhos fixos.
O que permite que o ortodontista controle a força aplicada são os bráquetes, pequenas peças que são coladas em cada dente. Os bráquetes prendem e seguram um fio metálico, chamado arco ortodôntico, que é o responsável por movimentar os dentes.
O uso de aparelhos fixos sempre gera alguns receios, principalmente pela questão estética envolvida, já que é necessário investir um tempo para conseguir atingir o resultado esperado. Mas hoje em dia, existem diversas opções de tratamento e, pensando no bem estar dos pacientes, algumas delas disfarçam o uso de aparelhos. Vale lembrar que cada tipo de aparelho foi feito para corrigir um tipo de problema, por isso, é sempre muito importante a análise e indicação de um profissional especialista em Ortodontia para cada caso.
Veja abaixo os principais tipos de aparelhos do mercado:
APARELHO FIXO
O mais conhecimento e o mais comum, pode ser encontrado nos formatos metálico ou estético, sendo que alguns modelos do estético possuem a coloração muito parecida com a cor natural dos dentes.
Sua composição é feita pelos bráquetes (acessórios colados nos dentes), pelo fio e pelas ligaduras elásticas (famosas borrachinhas que os adolescentes adoram). A movimentação dos dentes acontece em períodos pré-determinados, conforme planejamento do Ortodontista, e o tempo de tratamento varia de acordo com vários fatores, incluindo a quantidade de movimentação necessária, idade, tamanho de raiz, etc.
APARELHO LINGUAL
Com a mesma função e construção que o aparelho fixo tradicional, estes modelos são fixados na parte de trás do dente, ficando “oculto” para as pessoas.
APARELHOS AUTO-LIGADOS
Este modelo segue a mesma linha de construção dos aparelhos fixos, mas com uma diferença, não precisam da borrachinha para prender o fio, pois os próprios bráquetes possuem dispositivos que prendem o arco.
Como o atrito é menor, pois não utilizam aborrachinha, seu tratamento costuma ser mais rápido. Possuem as versões metálica e estética.
INVISALIGN E CLEAR ALIGNER
São aparelhos móveis de material transparente, conhecidos como alinhadores. A partir do molde dos dentes do paciente, é feito um planejamento detalhado, incluindo todas as fases do tratamento até chegar na mordida ideal, para criar a sequência de alinhadores transparentes responsáveis pela movimentação dos dentes.
A disciplina e o cuidado são muito importantes para chegar no sorriso perfeito! Para mais informações sobre as recomendações de uso e tipos de aparelhos, faça uma avaliação e orçamento com nossa ortodontista.